sexta-feira, 19 de março de 2010

NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO



















Palestrante: Magali Alcântara
Palavra-chava: Neemias 4:1-19
Culto Realizado dia 17 de março de 2010


Neemias era servo do Deus Altíssimo e servia também como copeiro na casa do rei Artaxerxes. Neemias recebeu uma notícia através de seu irmão Hanani que os muros de Jerusalém estavam todos derribados e que o povo se encontrava em grande miseréria e desprezo. Com essa notícia Neemias se abateu, chorou, se lamentou por alguns dias, então ele se prôpos a jejuar e orar perante Deus. Depois que Neemias orou, Deus mudou o quadro de sua história e até mesmo o rei Artaxerxes, homem ímpio percebeu que havia algo estranho com Neemias e disse com certeza que o que Neemias tinha era tristeza de coração.

Amados quando Deus quer nos abençoar, ele usa até mesmo o ímpio. Então Neemias contou tudo que tiverá acontecido com sua cidade e seu povo e disse o rei " Que me pedes agora?" e Neemias foi orar ao Senhor pedindo uma direção do que fazer naquele momento tão triste.

Queridos até mesmo nos momentos triste de nossas vidas precisamos pedir forças a Deus para suportar e lutar com coragem para adquirirmos a vitória. O fruto do relacionamento de Neemias estava baseado em Deus. Tudo que ele fosse fazer, primeiro orava ao Senhor e Deus o respondia.

Neemias saiu para restaurar os muros debaixo da cobertura espiritual e debaixo da permissão do seu senhor terrestre, porque Deus é quem garante a vitória. Neemias pede que lhes envie cartas para Asafe , guarda das matas, para que me dês madeira para as vigas das portas da cidadela do templo... Neemias já estava sendo usado por Deus com sabedoria, pois sabia que iria precisar de madeiras e outros materias para a reconstrução.

Quando Sambalate e Tobias soube que havia homens reconstruíndo os muroas de Jerusálem ardeu-se em ira, pois eram homens ímpios e não se importava com as coisas de Deus. Sambalate zombou de Neemias achando que ele jamais realizaria aquela obra. Novamente Neemias orou ao Senhor e não deixou que a ira destruísse aquilo que o Senhor tinha para realizar naquele lugar.
Neemias não lutou com as suas forças, ele confiou unicamente em Deus e foi até o seu cantinho de oração buscar aquele que poderia realizar Milagres.

Além de zombar de Neemias e dos trabalhadores, Sambalate zombou do próprio Deus. Quando formos desprezados precisamos tomarmos cuidados para não nos enfurecer e deixar a carne falar mais alto. Nessa hora precisamos Orar ao Senhor, Confiar nele e não deixar de trabalhar para o Senhor. Depois que Neemias entrou no Santo dos Santos invocando sua presença e providência, o povo teve ânimo para trabalhar.

No verso 11 de Neemias 4 diz "Disseram,poré,, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os amtemos; assim, faremos cessar a obra"
Meus queridos vamos nos despertar, pois, os nossos inimigos anda a todo tempo tramando contra nós para nos destruir e assim parar a obra do Altissímo em nossas vidas. Ainda existe sambalates e Tobias dentro da própria igreja querendo nos derrotar, nos esfriar. Mais Deus com sua infinita misericórdia tem nos falado de diversas formas, por seus profetas, sua Palavra e tem frustrado os designos do diabo para nos abater.

Grande e extensa é a obra.
Finalizo dizendo que a Palavra Profética de Neemias para nosso tempo, foi a reconstrução das nossas casas espirituais e a reconstrução dos muros ruído da Levitas, que com certeza foi levando e reerguido para um novo tempo. Deus é File e Justo. Obrigada Senhor e aplique essa tão grandiosa Palavra em nossos corações

Um comentário: