quarta-feira, 21 de abril de 2010

DEPOIS DE MUITAS COISAS DEUS PÔE ABRÃAO À PROVA


Culto Realizado 07 de Abril de 2010
Ministrado por Magali Alcântara, enbasado em Gênesis 22: 1-8

"Depois dessas coisas, pôs Deus Abrãao à prova (...) Respondeu Abrãao: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos". (GÊNESIS 22:1-8)


E depois dessas coisas, que coisas são essas que Moíses descreve nesse texto que fala sobre Abrãao. Abordarei 3 pontos que levou Deus a pôr Abrãao à prova.
1º Abrãao recebe uma promessa do Senhor no capítulo 12 de gênesis prometendo-lhe ser grande sobre a face da terra, Pai de multidões e diz pra ele sai da sua terra e da sua parentela. Abrãao obedece a Deus e sai da terra, mas, leva seu sobrinho Ló consigo e depois dessas coisas Abrãao sofre as conseguências de sua falha para com a voz de Deus. No capítulo 13 versículo 7, 8 e 9 diz: "Houve contenda entre os pastores de Abrãao e os pastores de Ló (...) e disse Abrãao a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. Acaso, não está diante de ti toda a terra? peço-te que te apartes de mim..."

Se Abrãao tivesse ouvido a voz de Deus na integra não haveria essa contenta entre eles. Deus é Soberano amados e sabe do que irá acontecer hoje, amanhã e sempre, por isso, que Ele ressaltou dizendo sai do meio da tua parentela. Deus queria operar na vida de Abrãao fora dos limites de sua terra e parentela.

2º Ainda no capítulo 13 de gênesis em seu versículo 10 a 20, Abrão vai ao Egito por causa da fome que havia na terra onde ele estava. Chegando no Egito Abrãao induz sua esposa a mentir dizendo que ela era sua irmã e não sua mulher. Abrão temeu os egipícios achando que eles iriam matá-lo para possuir sua amada. Abrão nessa época com certeza desconhecia o poder de Deus, sua proteção e livramente, foi nesse contexto, que ele mentiu, pois, não imaginava que Aquele que o chamou é capaz de fazer muito mais do que aquilo que pensamos ou imaginamos.

Queridos o pai da mentira é o diabo, não deixe que ele roube suas bênções por causa de mentiras. Deus é verdadeiro e capaz de te livrar da fornalha ardente, de situações diversas. Precisamos é crer, crer naquele que nos capacitou para a sua obra, no seu chamado em nossas vidas. Abrãao tinha a promessa de ser pai de multidões, promessa que ainda não havia se cumprido, então como é que Deus iria frustrar seus sonhos ainda mesmo sem os cumprir? Abrãao apesar de ser um Patriarca, homem de Deus, temeu ser morto, esquecendo que o Soberano o tinha chamado para uma tão grande missão e obra na face da terra.

3º No capítulo 16 de gênesis, Sara faz um convite a Abrãao dizendo: "Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela". (v.1). Meus amados temos que nos firmar nas promessas de Deus, crer firmemente que ele é Poderoso e crer também que o tempo de Deus é diferente do nosso tempo. Precisamos aprender a esperar, esperar com paciência no Senhor. Abrãao e Sara ambos foram impacientes e não esperou no Senhor, precipitando-se em meio a situações. Abrãao aceita o convite de Sara sua esposa esquecendo da promessa do Soberano e coabita com Hagar sua serva e nasce-lhe um filho chamado Ismael e depois dessas coisas Abrãao e Sara viveram momentos difícies, pois, Hagar zombava de Sara porque não podia ter filhos e Sara viveu momentos de muitas angústias.

E Depois de todas essas coisas Deus põe Abrãao à prova para o firmar em sua presença, pois Abrãao precisava ser moldado por Deus. O crente tem que ser sincero, transparente, obediente e seu caráter precisa a cada dia ser transformado por Deus. Deus é quem conhece mentes e corações e Ele sabia que Abrão depois de ter recebido sua bênção com Sara (Isaque o filho da promessa) poderia se afastar do seu oficio para com Ele. No versículo 2 de Gênesis 22 diz: "(...) Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."

Abrão estava bem apegado a Isaque e Deus resolveu o provar para trabalhar em seu caráter, pois Abrãao andava com os costumes de sua terra e parentela, praticando toda sorte de erros. Deus queria que Abrãao fosse exemplo de homem na terra, ele precisava rever seus atos, pois Deus o faria pai das multidões.

Abrão tinha convicção que precisava ser transformado e quando ouviu a voz de Deus, resolveu imediantamente obedecer para mudar e levou Isaque ao Monte Moriá para o sacrificar. Nessa trajetória de obediencia Deus começa a mudar e transformar o caráter de Abrãao e viu que seu coração já estava integro para com o Senhor. O Senhor abençõa Abrãao enviando um cordeiro sem máculas para o sacrificio, livrando assim, a Isaque do sacrificio.

Deus é o autor de todas as coisas e Ele quem nos dá livramente, quem nos confronta e nos transforma. O Senhor é o nosso Deus proverá, é Ele quem provém, é Ele quem nos sustenta em seus caminhos. Nessa caminhada Abrãao reconheceu que quem deve estar no centro de todas as coisas é o nosso Deus, a Ele a honra, a glória e o domínio. Talvez Abrãao estivesse amando mais a Isaque do que ao próprio Deus, por isso, é que Deus o colocou à prova.

Tempos passados nesse mesmo Monte é que Jesus foi crucificado. A jornada de Abrãao foi um acontecimento que indicava a tipologia do sacrificio do Filho Único de Deus.

Meus queridos faça agora mesmo uma aliança com teu Deus, com o nosso YAHWEH JIRÉ, o Deus que provém todas coisas, coloque-o em primeiro lugar em sua vida e as demais vos serão acrescentadas. Que Deus aplique sua Maravilhosa Palavra em cada coração aqui presente.

Que o Senhor te abençõe e te guarde hoje e sempre. Amém. Fique debaixo da graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário